Nascido em 28 de agosto de 1993 na capital de São Paulo, Murillo Leme de Moraes Santos, filho de Silvia Leme de Moraes e Jairo Joaquim dos Santos, sempre demonstrou habilidades artísticas, consagrando-se um multiartista. Aos 8 anos de idade iniciou em aulas de teoria musical com o professor João Batista da Silva e aos 9 anos aulas de piano popular com o maestro Lucas Popielysrko, com quem estudou por um longo período. Foi ainda com 9 anos que começou a integrar o ministério de música da igreja que frequentava, Comunidade Carisma localizada em Osasco-SP e do grupo de samba Deus Criou'los, fundado e liderado por seu pai Jairo Joaquim. Tornou a música sua profissão mesmo com pouca idade, começando a se apresentar em eventos e shows.
A paixão pela filosofia desencadeou a composição de músicas, bem como poemas e crônicas, tendo alimentado um blog na internet a partir dos 13 anos. No ensino médio, Murillo se formou em técnico com ênfase em Web Design pelo Instituto Tecnológico de Barueri, além de ter feito aulas de teatro com o ator e professor Rui Ricardo Diaz (que deu vida a Lula no filme "Lula, o Filho do Brasil"). Com 18 anos ingressou no curso de Direção Cinematográfica (Filmworks) da Academia Internacional de Cinema (AIC) localizada em São Paulo-SP, formando-se em 2013 com DRT nº 0046195/SP (Diretor Cinematográfico). Em 2014 iniciou licenciatura em Filosofia pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos e atualmente estuda graduação em Psicanálise pela Universidade Cruzeiro do Sul.
A vocação artística sempre o levou a escrever, gravar, tocar, tendo trabalhado em diversos segmentos, como audiovisual, artes visuais, literatura, música e teatro.
Suas experiências no audiovisual vão desde pré-produção, produção e pós-produção como operador de câmera, operador de som direto, diretor, diretor de fotografia, roteirista, editor, entre outras funções, tendo trabalhado em curtas-metragens, broadcast de eventos e aulas de curso à distância, gravações de podcasts, publicidade, entre outros. Foi supervisor técnico da área audiovisual da Comunidade Carisma (de 2014 a 2017), responsável técnico pelas transmissões de cultos e eventos e produção dos conteúdos de cursos online. Integrou o time de filmmakers da universidade UNIFECAF (no ano de 2022), além de seus trabalhos freelancers na área como editor de videoclipes de artistas como César Mello, Paulo Nazareth e Tuyo. Trabalhou como diretor de fotografia e editor do podcast MBORA Cast (de Outubro de 2022 a Julho. de2023), podcast de entrevistas sobre os bastidores da arte.
Nas artes visuais seus conhecimentos em design, bem como em ferramentas clássicas como Photoshop, Illustrator, After Effects ocasionam trabalhos em mídia online e offline também.
Na literatura, publicou seu primeiro livro "Estou aqui porque chorei" em 2022, obra escrita quando Murillo tinha apenas 20 anos de idade. O romance traz provocações filosóficas e questões existenciais na história de um amante da natureza humana que chega ao recém-inaugurado consultório de um jovem psicanalista e que apesar de demonstrar uma certa maturidade com pouca idade, a cada sessão gera um misto de sentimentos de identificação e aversão, levando o psicanalista a questionar até que ponto somente o paciente está a se conhecer. Publicado pela editora UICLAP foi exposto pela mesma na 26ª Bienal do Livro de SP. Em 2024 lançou seu segundo livro, "Aforismos para um ano bissexto", também pela editora UICLAP. Um livro de bolso com 366 aforismos escritos ao longo dos últimos 10 anos.
Multi-instrumentista, Murillo atua tanto nos palcos como em seus bastidores como engenheiro de áudio, produtor, arranjador e diretor musical. Acumulando passagens por grandes palcos do Brasil (como os clássicos teatros Rival do RJ, Guararapes de Recife, Palácio das Artes de Belo Horizonte e Castro Alves de Salvador) e programas de TV (como o programa "Todo Seu" de Ronnie Von), já acompanhou vários artistas como César Mello, Filó Machado, Glória Groove, Ron Kenoly, Paulo Nazareth, Renata Vilela, Rico Ayade, Tiago Barbosa e muitos outros. Já participou de gravações com artistas como César Mello, Crombie, Edu Puperi, Jair Oliveira, Marcos Almeida, Paulo Nazareth, Perroni, Rico Ayade, Thedy Corrêa, Tuyo e outros. Atualmente também desenvolve o trabalho de mixagem ao vivo de shows, já tendo trabalhado com artistas como Humberto Zigler, Leidy Murilho, Vinicius Chagas e Ari Borger Trio. Desde 2017 atua como engenheiro de áudio nos shows do projeto Beatles para Crianças viajando por todo o Brasil. Pela lei Aldir Blanc, apresentou em 2021 na cidade de Barueri seu show "Clássicos Inéditos" composto de músicas autorais inéditas e na cidade de São Paulo o projeto "Música Cênica - Música MPB" com os atores e cantores César Mello e Renata Vilela, direção de Elias Andreato e produção da Morente Forte. Em Outubro de 2023 venceu a 50ª edição do FEMUPO - Festival de Música Popular Brasileira em Barueri na categoria "Prata da Casa" por integrar a banda acompanhante do vencedor Felipe Alves, músico consagrado do cenário nacional, há muitos anos da banda de Tom Zé. Em 2024 estreou o show "Tiago canta Milton", com direção musical sua. O show traz Tiago Barbosa (ator brasileiro renomado internacionalmente que interpretou Milton Nascimento no espetáculo "Clube da Esquina - Os sonhos não envelhecem" entre 2022 e 2023) cantando sucessos do repertório de Milton Nascimento com arranjos potentes de Murillo.
No teatro, além de atuações como ator e músico em espetáculos de temática “Paixão de Cristo” pela igreja Comunidade Carisma, trabalhou como microfonista no espetáculo “Na Laje” (2017) dirigido por Fezu Duarte; contrarregra e sonoplasta em várias peças como “Medinho, Medão”, “Coquetel de Fadas” e “Vira-latas - O Musical” da atriz e diretora Alexandra Golik (da premiada Le Plat du Jour) da Companhia Viradalata. Já acompanhou diversos atores consagrados do teatro musical, seja em shows, apresentações ou oficinas/workshops como Tiago Barbosa, Renata Vilela e César Mello. Seu mais recente trabalho foi a criação da trilha sonora e operação de sonoplastia da inédita tradução para o português de "Delírio a Dois" de Eugène Ionesco pelos atores Lia Maria e Gabriel Manetti, com direção de Marcelo Lazzaratto. O espetáculo adaptado em site specific teve duas temporadas no espaço LAB do Teatro Aliança Francesa, colocando o público no centro da cena. Para a imersão sensorial completa, Murillo arquitetou e operou um sistema de som quadrifônico, muito elogiado pela crítica especializada.
Murillo é casado com Noádia Alonso, que conheceu em Londres em 2011, em um intercâmbio que fez para estudar a língua inglesa. No período em que morou em Londres conheceu vários museus e grandes teatros, como o Royal Albert Hall onde assistiu o espetáculo "Totem" do Cirque du Soleil. Além de visitas a outros países, guarda com grande carinho a visita ao Museu do Louvre em Paris, Coliseu em Roma e a cidade de Pompéia e Herculano no sul da Itália. Em 2021 o casal teve seu primeiro filho, Bento.
Atualmente Murillo trabalha no lançamento de singles do seu primeiro disco autoral "Faz Tempo Que Eu Sou".
Copyright © 2024 Murillo Leme – Todos os direitos reservados.
AFORISMOS PARA UM ANO BISSEXTO
Novo livro de Murillo Leme
com 25% de desconto
(por tempo limitado)